ReciclOLEO - projeto verde

O objetivo do programa ReciclÓLEO é diminuir a quantidade de óleo vegetal despejado nas pias, incentivando o seu reaproveitamento na produção do biodiesel.

O óleo de cozinha, quando não pode mais ser aproveitado, e se for jogado na rede de esgoto, além de poluir os rios, baías e o oceano - interfe no equilíbrio desses ecossistemas - também causa o entupimento de canos. A intenção é que tanto as instituições públicas (Ex: Exército, Polícia), quanto as privadas (Ex: hotéis, restaurantes) sejam equipadas com recipientes coletores (bombonas) para o armazenamento do óleo. O material que for arrecadado será doado às cooperativas de reciclagem, que irão vendê-lo à Usina de Manguinhos, possibilitando aumento em suas rendas.

Biodiesel
O biodiesel é um combustível que pode ser usado no lugar do óleo diesel, em motores de caminhões, automóveis, etc. Sua vantagem é ser mais barato e menos poluente que o seu semelhante. O biodiesel é produzido nas usinas através da mistura do óleo vegetal a um certo tipo de álcool.


Biodiesel refere-se ao combustível formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres alquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxílicos de cadeia longa. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal (e.g., sebo) ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.

O biodiesel é feito para ser usado em motores diesel padrão e, portanto, distinto dos óleos vegetais e resíduos usado para motores a combustível diesel convertidos e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel de caminhões, tratores, camionetes, automóveis, etc., ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado com o petrodiesel (combustível diesel derivado de petróleo).

O termo "biodiesel" é padronizado como mono-alquil ésteres nos Estados Unidos. O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Para Praticar em Casa
Uma das idéias do nosso programa de reaproveitamento do óleo é que a coleta seja feita também a nível domiciliar. No entanto, precisamos ficar atento a algumas regras. 

Por exemplo: o óleo deve ser armazenado, de preferência, na sua própria embalagem ou em garrafas pet (refrigetantes) devidamente limpas (lavadas e secas), para evitar a contaminação de um outro material reciclável. É importante lembrar também, que antes de guardado, o óleo deve ser peneirado, já que o óleo contendo partículas sólidas não vale para a coleta. Outra observação é que o material deve estar puro, ou seja, não pode ser misturado com água ou acrescido de detergente. Como o projeto ainda está em fase de implementação e os postos de coleta ainda não estão definidos, a indicação é que se vá armazenando o material em casa até que essas questões sejam resolvidas.

Forme em seu bairro/cidade um movimento para a formação/criação de coleta de óleo de cozinha usado e ganhe uma renda mensal. Sim, é isso que propomos!!!!

A pessoa interessada deve nos escrever para receber o link para pedir o seu cartão de crédito pré-pago internacional gratuitamente. E cada amigo que ela indicar para fazer o mesmo, ou seja participar do nosso projeto para doar o seu óleo, ela ganhará R$ 5,00 em créditos em seu cartão por cada apadrinhamento. A pessoa apadrinhada deve fazer o mesmo!


Peça o seu cartão de participante! Clique aqui e envie-nos seu e-mail!
ou acesse nossa fanpage clicando na imagem acima para curtir e pedir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Para se associar é necessário ter ou pedir o super!

Para se associar é necessário ter ou pedir o super!
Para ser um(a) associado de nosso clube é necessário ter ou pedir o cartão de crédito pré-pago internacional super. Com ele você recarrega seu celular por SMS, joga na loteria, paga contas e compras em lojas e na internet, faz saques em caixas eletrônicos. Sem taxa de adesão, sem taxa de recarga, sem comprovar renda e sem consulta de serasa/SPC. CLIQUE AQUI https://www.contasuper.com.br/NovoCadastro E PEÇA O SEU!

Perfect Hair Extensions

Perfect Hair Extensions
Cabelos Longos com Volume e coloridos em menos de uma hora!!!

Leia ainda...